Triduo Pascal



A Semana Santa é o periodo religioso que celebra toda a vivência que foi feita por Jesus Cristo até á sua ressurreição , celebra a Paixão , Morte e Ressurreição de Cristo.
Hoje quinta feira Santa é o primeiro dia do Triduo Pascal , que são os três dias que antecedem a Ressurreição .

Quinta Feira Santa dia em que Jesus se reuniu com os seus apostolos ( ultima Ceia ) e celebra o lava pés com eles , isto é Jesus Cristo na sua humildade lavou os pés aos seus discipulos em sinal de servidão para com os outros , significa um estar disponivel para todo aquele que precisa de mim.

Sexta Feira Santa , dia em que se celebra a Paixão de Cristo, e dia em que não é celebrada a Eucaristia é apenas um dia de comtemplação de Jesus Cristo Cruxificado fazendo-o se possivel de joelhos.
No entanto, mesmo sem a celebração da missa, tem lugar uma celebração liturgica de adoração e comtemplação de Jesus na Cruz ,tal celebração tem alguma semelhança com a celebração da Eucaristia, na sua estrutura.
Durante o Sábado Santo, a Igreja não exerce qualquer acto litúrgico, permanecendo em contemplação de Jesus morto e sepultado.
Já mais á noitinha de sábado para Domingo é realizado o ponto alto do triduo Pascal que é a noite da Vigilia.

É a noite em que os cristãos se encontram vigilantes , isto é atentos á passagem do Senhor que ressuscita .
A Vigília de Páscoa, também chamado de Vigília Pascal é a celebração mais importante do calendário litúrgico cristão, por ser a primeira celebração oficial da Ressurreição de Jesus.
É durante essa celebração que as pessoas são batizados e recebidos em plena comunhão com a Igreja.
É marcada pela primeira entoação desde o início da Quaresma do Glória e do Aleluia, uma característica litúrgica do Tempo Pascal.
E pronto no Domingo é dia de Páscoa , de passagem da morte para a vida.
Que eu me liberte das minhas mortes do dia a dia, de tudo o que me fere e me impede de receber Jesus Cristo na minha vida.
Desejo a todos os que por aqui passam uma SANTA PÁSCOA.

Comentários

Marco disse…
Feliz Pascoa tambem para ti .
Bj
Rain Sister disse…
Uma Páscoa muito feliz. Beijinhos
Mariana disse…
Feliz Pascoa para ti e para a tua familia.Bj
Anónimo disse…
Na vida cristã este triduo Pascal é tudo ....Santa Pascoa

Mensagens populares deste blogue

É hoje.....32 anos

Alma ferida

Dinheiro / Felicidade